A Cristaloterapia trabalha com cristais e pedras semipreciosas. Normalmente é usada em conjunto com outras terapias para potenciar os seus efeitos. Isoladamente, os cristais podem ser utilizados para equilibrar ou reativar os chakras e limpar a aura, favorecendo o equilíbrio natural do corpo num todo.
A Cristaloterapia, tem cada vez mais adeptos no nosso país.
A base principal da cristaloterapia está fundamentada no conhecimento de que tudo no Universo é energia em estados diferentes de condensação e vibração, inclusivamente a matéria. Tudo no Universo está interligado e em interação. Os cristais, segundo esta conceção, são condensações de energia telúrica pura, armazenada no seio da terra ao longo de milhões de anos, sob a forma de gemas e de pedras semipreciosas. Por serem energia pura vibram em diferentes frequências.
Quando os cristais são usados no trabalho terapêutico com o paciente, elevam as suas vibrações corporais e mentais a níveis superiores de perceção e harmonia, removendo bloqueios que impeçam os chakras de captar as energias superiores. A energia condensada e captada pelo corpo dos cristais é projetada pelas suas extremidades, podendo ser estimulada pelo calor do corpo, pelo sol, pelo
contacto com outros cristais e também por programação mental.
Os cristais são minerais com estrutura regular e configuração cristalina. As suas formas geométricas são variadas: triangular, isométrica, tetragonal, hexagonal, etc.
O cristal de quartzo, por exemplo, tem seis faces, que simbolizam os seis chakras principais do corpo humano. A ponta simboliza o sétimo chakra, da coroa, o mais elevado, que capta a energia divina. A base do seu corpo liga-se à energia da Terra e a sua extremidade ao céu, funcionando como amplificadores e canalizadores de energia nos processos terapêuticos. Os cristais de quartzo também são ótimos condutores naturais de energia eletromagnética, sendo industrialmente utilizados em computadores, instrumentos de precisão e equipamento de telecomunicações.
Meditação acoplada à Cristaloterapia
A sessão de Cristaloterapia tem incluída uma meditação guiada com o intuito de promover a harmonia holística do paciente.
Meditar no ocidente, significa refletir a respeito de alguma coisa. Para a maioria das pessoas a meditação está relacionada apenas ao relaxamento físico e redução de stresse . No oriente, meditar é interiorizar um estado de consciência onde se torna mais fácil o autoconhecimento, o Eu profundo, o self, a consciência cósmica.
As meditações orientadas pela terapeuta são feitas de acordo com a anamnese realizada na primeira sessão, com o diagnóstico do estado energético dos chakras através de radiestesia pendular e de técnicas de cura oriental.