Filosofia
O Reiki é uma ferramenta que pode ajudar as pessoas a reduzir a dificuldade de adaptação os desafios da vida oferecendo, simplesmente, um guia para a nossa jornada diária de uma boa conduta. As características básicas do Reiki já foram delineadas, mas a sua apresentação ficaria incompleta se não mencionasse os princípios originais do Reiki, tais como nos foram transmitidos pelo Dr. Usui.
Kyo dake wa – significa "só por hoje" ou "só hoje".
O "amanhã nunca chega" e é assim que -kyo dake wa- é para ser compreendido. Significa, fica no Agora, fica aqui e larga todos os sonhos do futuro e as memórias do passado. Fica aqui e entras naquilo que o Sensei Usui procurou no Monte Kurama; entra no Anjin Ryumei, um estado interior de contentamento, aconteça o que acontecer fora e dentro de ti - agora - Kyo dake wa.
Esses princípios são extraídos do diário da Senhora Hawayo Takata. Considero importante citá-los visto que às vezes existem variações e, ocasionalmente, alguns mestres de Reiki seguem princípios diferentes. São os seguintes:

Significa não te zangues. Isto não quer dizer que nunca mais se zangue. Às vezes, a zanga é a única reação apropriada. Pode ser boa para si e pode realmente ser boa para a pessoa a quem a zanga é direcionada. Às vezes, o outro precisa de ser abanado para sair da sua inconsciência. Às vezes, é bom para si ver que ainda é tão humano e neurótico como sempre foi; assim, não faças um mau julgamento do seu estado de espírito - mesmo que isso possa doer. A palavra "ikaru" tem um carácter explosivo.
Porém, não permaneça nesse estado de explosividade. Uma outra face da zanga é que ela pode ser tristeza disfarçada. Então, em vez de tentar gerir a zanga, observe a tristeza no seu coração. Tome conhecimento dela, encare-a e sente-a. Chore pelas perdas que teve, chore pelos seus seres amados que perdeu sem tentar fazer desaparecer a dor. E verá que a zanga desaparece sozinha.
A meditação diária sobre esta frase, leva-nos a trabalhar as mágoas, os ressentimentos, as raivas e fúrias, ou seja os nossos sentimentos negativos, também chamado o nosso lado lunar, que se aloja em nós e que traz tanto mal físico e espiritual. Abalamo-nos por tão pouco, quando estamos entregues aos desafios do ego e às disputas que ele nos impõe. Através deste princípio, libertamo-nos da desconfiança e do medo e amamos incondicionalmente.
Não se preocupe – apenas por hoje. A preocupação é uma das substâncias mais tóxicas para o corpo, mente e alma, juntamente com o medo e a culpa. Muitas vezes, atuam como irmãos e aparecem juntos, tornando a tua vida difícil. Mas não estamos à mercê da preocupação. Se entender que a preocupação é pessoal, entende que é uma doença coletiva. Se uma preocupação não é atual, talvez numa próxima vez que ela venha ter consigo, possa vê-la de fora. Olhe para ela como se ela não fizesse parte de si, pessoalmente, e verá, de repente, que tem uma opção: ou energiza a preocupação com a sua participação ativa ou não.
Se não participar nela, deixe-a ir. Ela acabará por ficar sem combustível e depois de continuar durante um momento, chegará a parar completamente. E se não houver uma bomba de gasolina por perto, a preocupação morre de fome - até que a próxima preocupação venha ter consigo. A mesma dinâmica se aplica ao pensamento. Observe-o e ele acabará por ir embora.
Não se preocupar por antecipação não vai necessariamente afastar os seus desafios, mas será capaz de lidar com eles, de forma mais eficaz - com menos sofrimento e mais alegria. E talvez a vida possa ser divertida!
Se apenas por hoje não se preocupar, poderá, realmente, desfrutar a vida. Não quer isso dizer que fique indiferente ao que lhe acontece em seu redor mas, significa ao invés, que deverá estar atento, acompanhar a situação com assertividade, procurar soluções se estiver nas suas mãos poder fazê-lo.
Pensando neste princípio, vamos aprender a desatar os laços dos nossos conceitos pré-estabelecidos de dor e angústia. Devagar, damos o tempo certo para cada pessoa e para cada situação que temos que enfrentar na vida. Rompemos com a nossa ansiedade e respiramos em Paz.
Respeite os seus pais, os seus professores e as pessoas mais velhas e todos os seres vivos. Com esta afirmação podemo-nos remeter ao respeito pela vida e pela experiência de cada um. Trabalhamos a nossa pretensão e nosso orgulho e colocamo-nos no devido lugar de aprendizes da vida. Uma vez integrados na sua vida os quatro primeiros, nada mais há a fazer senão pôr o que aprendeu em ação. Então, Reiki é compaixão, em ação. Nas palavras do Sensei Usui: “Quando encontrares a felicidade (vivendo os Princípios do Reiki), a tua mente torna-se como Buda e com este espírito, tocas o espírito do outro, transformando-o.